Leslie Chang descreve neste livro, através da saga de duas garotas pobres, a dura vida de milhares de garotas chinesas e sua luta por um trabalho nas grandes metrópoles chinesas. Leslie acompanha a trajetória de Lu Qingmin e Wu Chunming, garotas pobres do interior que deixaram famílias no campo para tentar trabalhar em qualquer atividade digna ainda que não necessariamente compensatória.
Nas fábricas estrangeiras ávidas pela mão de obra que brotam aos milhares, sob condições desumanas, as duas garotas entre sonhos de adolescentes de trabalhar, estudar e casar vai desenhando uma trajetória de humilhação, solidão. Esta é a realidade de uma china que possui mais de 600 milhões de pessoas nos campos, ou seja, a metade da sua população, e que precisa criar empregos para uma gigantesca massa de gente.
Por outro lado, as histórias dessas garotas revelam a face de um pais que por trás das suas cortinas vermelhas, esconde as dores e lágrimas de homens e mulheres que dão os melhores anos de suas vidas por salários baixos e condições desumanas de trabalho
Deixe um comentário