Em 6 de Junho de 1944, os aliados invadiam a Normandia e infringiam uma terrível derrota a Hitler e seus aliados, dando início ao fim da segunda guerra mundial.
Considerada uma das mais sangrentas batalhas da segunda guerra mundial, tantas vezes representada em filmes, foi um marco na história das guerras em todos os tempos. Stephen E. Ambrose, disseca em seu livro O Dia D – 6 de junho de 1944 todos os detalhes desta grande e decisiva batalha. O livro é um relato terrível de um dos períodos mais negro da história da humanidade. O autor analisa e descreve a estratégia para a invasão, examinado o planejamento até o momento crucial da invasão.
O livro vai além de uma narrativa. Descreve também os momentos de milhares de jovens que morreram por uma guerra que não compreendiam. Ambrose mostra que sob as faces amedrontadas destes jovens, pairavam os sonhos e esperanças de um mundo de paz. O livro é uma homenagem a estes homens que deram suas vidas pela nossa liberdade.
“Quero dizer-lhes nesta coluna o que a abertura da Segunda Frente acrescentou, de modo que possam saber, apreciar e ser sempre humildemente agradecidos não só aos mortos como também aos vivos que a realizaram por todos. “ Ernie Pyle, 12 de junho de 1944
Deixe um comentário