O livro conta a bíblia linearmente como como se fosse um livro de história. Os textos bíblicos são organizados cronologicamente e intercalados com comentários da editora. Creio que é uma forma de reler a bíblia a partir de um novo campo de visão. Ajuda a entender de forma mais crítica os textos bíblicos.
A HISTÓRIA – A BÍBLIA CONTADA COMO UMA SÓ
Para quem acha os textos bíblicos cansativos e enfadonhos e que por isso sempre adia a sua leitura, ou ainda, tem dificuldade em interpretar seus textos, indico o livro “A História” uma adaptação do “The Story” lançando pela editora @PAULUS nos EUA de autoria de ZONDERVAN CORPORATION.
A Bíblia seria mais lida se a estrutura dos seus textos fossem mais fluida. As vezes é muito difícil a sua leitura com textos que a época era aceitável. O mesmo ocorre com os livros de filosofia, são chatos porque os filósofos os fizeram chatos. Mas uma coisa é a forma, outra é o conteúdo. E ambos são ricos em conteúdo. O conteúdo bíblico no que se refere ao seu valor moral é inquestionável, único e insubstituível.
As vezes eu me pergunto se os textos evangélicos foram escritos para serem lidos por quem tem pouca instrução escolar. Se não fosse os pastores, os padres, ou os lideres cristãos, que ensinam os textos bíblicos simplificando-os, a propagação cristã seria menor.
Reformas são necessárias para adequação ao tempo. O atual Papa veio para reformar e talvez seja hora de um novo concílio. Isso também se aplica ao protestantismo, que desde Lutero só teve divisões. Se não fosse pela conotação mais pessoal da religião, conforme Max Weber em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, o protestantismo não teria alcançado tantos adeptos.
Parte do texto acima foi resposta dada ao ilustre cidadão que conheci no Instagram em que tive a honra em debater tão importante tema.
Deixe um comentário