Entre o século XV e o final do século XIX mais de 10 milhões de negros foram transportados da África para a Europa e para os Estados Unidos em navios engenhosamente projetados para levar maior número possível de negros.
A ordem era: utilizar todo o espaço possível nos porões escuros e fétido dos navios, entupir de negros e infringir terríveis castigos exemplares para evitar rebeliões.
Os navios negreiros eram lugares onde o capitão reinava como senhor absoluto com poder de vida e morte sobre os negros e a tripulação. Fizeram riquezas. Muitas riquezas através da dor e morte de milhões de homens e mulheres em nome do progresso.
O livro de Marcus Rediker, O Navio Negreiro – Uma História Humana, retrata os horrores sofridos pelos negros que eram retirado a força da Africa e levados para serem vendidos como escravos em diversas partes do mundo, igualmente retratado pelo nosso Castro Alves. Embora não tenha a beleza literária do O Navio Negreiro do poeta Castro Alves, tem um vasto conteúdo histórico ricamente detalhado que vale a pena ler.
Sim, o autor esta certo. Uma história humana: somente nós humanos somos capazes de tais barbáries
Deixe um comentário