Discurso talvez seja o mais poderoso instrumento utilizado pelo homem para influenciar e mudar pessoas. Grandes discursos foram responsáveis pelas maiores revoluções que transformaram o mundo. Alguns foram memoráveis como o de Martin Luther King e seus ideais de liberdade e igualdade, outros para plantar a semente do ódio nos corações humanos como foi o caso dos discursos de Adolf Hitler.
Discursos elegantes, inteligentes, profundos e transformadores sempre encantaram como os primeiros raios de sol numa manhã de primavera. Eles penetram em nossos corações, mexem com nossas emoções e elevam a nossa razão.
Outros discursos nos envergonham por propagar os mais hostis sentimentos.
Felizmente, a maioria dos discursos que mudou a história formou a voz que se fez ouvir, e que será responsável pelas milhares de vozes que ecoarão na posteridade gritando por paz, por amor e por liberdade.
Em homenagem aos grandes líderes que fizeram discursos históricos, o historiador Simon Sebag Montefiore reuniu no livro “Líderes e Discursos que Revolucionaram o Mundo” os discursos dos maiores líderes da história.
O autor faz uma viagem no tempo começando com os discursos daquele que talvez tenha sido o líder que mais influenciou pessoas: Jesus de Nazaré. Depois, o autor retorna, passando por todos aqueles líderes que deixaram suas idéias através das suas vozes eternizadas na linha do tempo até chegar o mais esperado discurso do século XXI: O discurso de Barack Obama.
Após ler todos estes discursos, ficam poderosas mensagens que representam um sonho…
“Eu tenho um sonho de que um dia esta nação irá se levantar e viver pelo verdadeiro significado de seu credo: nós temos essas verdades como evidências de que todos os homens são criados igualmente. – Martin Luther King”
de criar um mundo de igualdade e de tolerância…
“[…] A falta de dignidade humana é experimentada pelos africanos como resultado direto da política da supremacia branca. Supremacia branca implica em inferioridade negra[…].
Africanos querem apenas conviver em toda a África do sul; eles querem segurança e um lugar definido na sociedade. – Nelson Mandela”
sem a pregação do ódio e da mentira…
“A natureza é cruel; então também estamos destinados a ser cruéis. Ao enviar a flor da juventude alemã para a chuva de metais da guerra sem o menor remorso pelo precioso sangue deles que está sendo derramado, eu deveria ter o direito de eliminar milhões de uma raça inferior que se multiplica como verme – Adolf Hitler”
para que não tenhamos com que nos envergonhar…
“[…]Nós estamos no limite de um novo século, um novo milênio. Qual será o legado deste século que está desaparecendo? Como ele será lembrado no novo milênio? Certamente, ele será julgado, e julgado severamente, tantos em termos morais quanto em termos metafísicos… tanta violência, tanta indiferença – Elie Wiesel”
e assim poderemos viver num mundo de amor ao próximo.
“Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo – Jesus de Nazaré”
Deixe um comentário