“Filosofia de Botequim”, um jeito etílico de aprender um pouco sobre filosofia. O filósofo Matt Lawrence, de forma divertida e curiosa, faz reflexões sobre os mais intrigantes temas filosóficos que há séculos vêm esquentando as cabeças dos pensadores. Cada tema é então comparado a uma marca famosa de cerveja correlacionando o problema filosófico com as características, história e ritual necessário para aproveitar o aroma e o sabor de cada uma marca. São 48 temas filosóficos e 48 marcas de cerveja para os paladares mais exigentes e as cabeças mais pensantes.
A cada tema/cerveja o autor, após um gole de cerveja, põe o leitor diante de mais questões sobre o tema principal e conta um pouco de história e curiosidades sobre filosofia e cerveja. Excelente.
O leitor é levado a pensar e quem sabe encontrar as respostas para os diversos paradoxos da vida. Veja alguns exemplos:
O Dilema da Onipotência
Se Deus tudo pode, então ele pode criar uma pedra que nem ele consegue erguer. Mas se ele não pode erguer a pedra, ele realmente pode tudo? Humm! Deixe – me tomar mais um copo de cerveja. Preciso pensar..
O Paradoxo da Clarividência
Se Deus sabe tudo sobre você mesmo antes de você ter nascido, então você é livre para escolher? A clarividência de Deus não seria uma negação do livre – arbítrio? Garçom, mais uma cerveja por favor, a coisa tá complicando!
O Paradoxo do Mentiroso
“Esta frase é falsa”
A frase acima é falsa ou verdadeira? Depende, complica Lawrence. Se for verdadeira, então ela é falsa. Se for falsa, então ela é verdadeira. Afirma Lawrence.
A Aposta de Pascal
O que é mais racional: acreditar em Deus ou não acreditar? Segundo o autor este foi um dilema levantado por Blaise Pascal ao pensar sobre a existência de Deus. Para Pascal é como tirar cara ou coroa numa jogada de moeda. Ou Deus existe ou Deus não existe. Mas a questão é: O que se ganha ou o que perde com a resposta a este problema?
Essas enigmáticas questões da vida, quando discutidas no bar saboreando uma deliciosa cerveja, nos dão uma certeza: vamos sair de lá bêbados e sem nenhuma solução. Mas fica ai um motivo para voltar ao bar e recomeçar tudo novamente… indefinidamente, desde que a cerveja não acabe, é claro. Garçom!!!!
Deixe um comentário