Porque os brasileiros não confiam nos políticos e amam o estado

Em Pare de Acreditar no Governo, Bruno Garschagen nos alertas sobre o hábito dos brasileiros de criticar os políticos e ao mesmo tempo desejar cada vez mais estar sob o domínio do estado. É muito comum o respeitável pai de família discursar proferir severas críticas aos políticos e ao mesmo tempo dizer para o filho que ele deve fazer um concurso público porque o estado paga bem e dá estabilidade. Isto parece ser uma contradição.

O autor nos alerta que precisamos de mais iniciativas privadas e menos governos, pois essa crença exagerada no governo só beneficia ao próprio. Quanto mais a população depender do estado, quanto mais assistencialismo, melhor para o estado e seus sonhos de poder e corrupção, pior para o pais.

A primeira vista, pode parecer um tanto estranho “deixar de acreditar no governo” se o maior instrumento dessa credibilidade é o voto que nos permite escolher nossos governantes. Mas, na realidade, o que o autor sugere é que devemos deixar de depender do governo e abrir cada vez mais as portas para a livre iniciativa privada, apostando mais na capacidade e realização individual que nos proporciona o livre mercado.

O livro é um “não” à intromissão do governo que tanto atrasa o desenvolvimento do Brasil. É isto que significa deixar de acreditar no governo, que não é outra coisa senão deixar de depender dele.

Veja também:

A Cabeça do Brasileiro