Um excelente livro que alerta sobre a política de governos que prometem cuidar dos pobres esfolando os ricos. O foco é o governo populista que cuida de tudo sem “custo para ninguém”. Em O Mito do Governo Grátis, Paulo Rabello de Castro examina 13 países que quebraram, a exemplo do Brasil e Argentina e os que deram a volta por cima como Chile e Suécia.

Rabello chama a atenção sobre o que acontece com governos que põem todos, sobretudo os mais pobres, sob sua proteção provendo tudo para todos sem custo para ninguém.

“A concepção do regime do governo grátis é muito simples: tirar de quem pode e repassar (uma parte é claro) para quem precisa, ou diz precisar.” (Rabello de Castro)

O governo grátis é um mal para o povo que ao pensar que está sendo beneficiado, cega-se diante da verdadeira intenção dos seus governantes conforme defende Rabello de Castro referindo-se ao governo grátis.

“[…] A razão (para o governo grátis ainda ter tanta força sendo tão prejudicial a sociedade) só pode estar no fato de o governo grátis ser a forma mais sutil de ilusionismo político.” que para o autor é ocultar a verdadeira intensão “uma poderosa ferramenta de expansão do poder, na medida em que a momentânea confiança no governo grátis promove reconduções eleitorais…”

Para corroborar sua tese, Rabello exemplifica-a mostrando como países americanos e europeus que viveram sob o regime do governo grátis, encontraram uma saída, a exemplo do Chile que a despeito de ter vivido uma das piores ditadura da |America do Sul, hoje é apontado como pais de primeiro mundo com um índice de qualidade de vida encontrados em países como suécia, que alias também já foi um dia aderente ao governo grátis.

O governo brasileiro que a todos beneficia com seus programas sociais, põe o Brasil na contramão do desenvolvimento econômico e social. Nada é de graça, o povo paga um preço muito alto quando o governo arranca dos empresários, quem realmente geram renda para o país, e coloca nas mãos da massa desfavorecida sob o pretexto de que está ajudando os mais necessitados. Não é tratando o povo como incapaz que o Brasil se tornará eficiente e produtivo.

O Mito do Governo Grátis é leitura obrigatória para todos aqueles que não acreditam em contos de fadas e sabem que riqueza para todos se constrói com investimento em educação e muito trabalho.

“Ignorância é força” 1984 G. Orwell