De Cuba com Carinho. A chamada geração Y de Cuba tem na blogueira cubana Yoani Sánchez a mais presente representação da insatisfação dos cubanos com o governo de Raul Castro. Ficou conhecida internacionalmente com o seu blog Generación Y em que ela relata como num diário, um retrato do cotidiano do povo cubano. Todas as suas reflexões estão agora em seu livro De Cuba Com Carinho, que revela a determinação desta jovem linguista cubana em livrar o seu povo do castrismo, depositando na nova geração a esperança de um dia viver uma democracia liberal.
Yoani nasceu em uma geração que cresceu acreditando nas mentiras do regime de Fidel Castro, viveu isolada do mundo, sonhando com a liberdade que estava no vizinho separado por uma faixa de mar. Ela recorda em seu blog que as opções de viver em Cuba era fugir do país ou entrar para o partido ou então calar -se.
Contudo, para Yoani ficar em Cuba é muito mais que um ato de resistência ao governo cubano, É mostrar para o seu filho Téo que apesar de lhe faltar tudo, sobretudo itens básicos para o sustento de qualquer indivíduo, a esperança de ver Cuba livre das grades que mantém o povo preso há mais de 50 anos pode ser quebrada. As condições para isso estão no geração Y e seus filhos.
Yoani declara que Cuba não será livre enquanto seu povo não escolher livremente o seu governante. A figura do Fidel precisa morrer no imaginário do povo cubano para que eles possam então sonhar com uma geladeira farta, com a liberdade de expressão, ter seus direitos garantidos e ser livre para escolher quem vai governar Cuba de acordo o desejo e necessidades dos seus filhos. Os Castros e seu partido comunista precisam reconhecer que iludiram os cubanos por tempo demais e que está na hora de sair de cena. Os cubanos em todo o mundo clamam por isso.
Leia também
O VERDADEIRO CHE GUEVARA E OS IDIOTAS ÚTEIS QUE O IDOLATRAM
Deixe um comentário