Histórias da Gente Brasileira
Pelo seu jeito simples e agradável de escrever sobre a história do Brasil, a historiadora Mary Del Priore se consagrou como escritora agradando a crítica especializada, e principalmente ao público comum, normalmente avesso a livros de Histórias, sobretudo quando se trata da História do Brasil. Mas, a Del Priore consegue reverter este cenário.
Fiel ao seu estilo simples e agradável, Del Priore lança o primeiro volume de Histórias da Gente Brasileira que descreve com riqueza de detalhes a vida pública e privada dos habitantes do Brasil na era colonial. Del Priore mostra neste volume, como era o cotidiano de escravos, índios, mulatos, portugueses entre tanta gente que pisou e viveu no Brasil naquela época e como estes se relacionavam na complexa teia que foi o tecido cultural do Brasil colonial. Chama a atenção, principalmente, o comportamento da gente comum, desde os hábitos culturais até aqueles fatos mais estranhos e curiosos, em que nas mais de 400 páginas do livro ela dá a maior importância.
Mesmo para quem já leu as demais obras da autora, se surpreenderá com a elegância deste trabalho enriquecido com obras de grandes artistas como Thévet e Debret. Tudo narrado seguindo uma linha de tempo em que não causa confusão dos leigos com intercalação de fatos, personagens e lugares, tão comum em livros de história.
“Não há limites para se conhecer ou fazer história. O importante é que ela seja boa. Descobrir os caminhos da gente brasileira e conhecer mais e melhor o nosso passado é a receita para se gostar mais dele.”
É virar as páginas e viajar num tempo que mostra as nossas origens.
Mary Del Priore é professora, historiadora e escritora brasileira. Histórias da Gente Brasileira foi lançado em 2016 pela LEYA Editora
Deixe um comentário