A Arte de Argumentar

Recentemente o fantástico exibiu uma reportagem sobre o medo que as pessoas têm de falar em público. Então vencido o medo, tornamo-nos um orador capaz de falar para mil ouvintes? Certamente que não.  Para falar bem, são necessários outros elementos tão importantes quanto perder o medo de falar em público. Também é preciso dominar o assunto, mas ainda assim insuficiente para transmitir a mensagem de alto nível e de fácil compreensão.

Porém ainda que estejamos prontos para falar para milhares de pessoa, não significa que estamos prontos para convencer as pessoas sobre nossas ideias. Convencer é apenas uma das disciplinas na arte da argumentação (ver A Arte da Prudência). Ao dominarmos seus estratagemas estaremos prontos não só para falar em público, mas sobretudo para construirmos uma sociedade que pauta seus valores nas verdades universais e não na vaidade.

Portanto, saber argumentar é de fundamental importância para a comunicação saudável entre indivíduos, considerando que argumentação é um instrumento linguístico na busca da verdade. Neste sentido ela faz parte do cotidiano dos conflitos humanos, não importa a forma e objetivo. 

Para quem deseja aprender a arte da argumentação de forma bem suave recomendo o livro A Arte de Argumentar do professor Antônio Suárez de Abreu. Este pequeno livro contém ensinamentos preciosos como convencer e persuadir pessoas com as técnicas da argumentação. Abreu sustenta que:

“Saber argumentar é,  em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É  também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro”.

O professor Abreu nos ensina que para convencer devemos “falar à razão do outro”. Reside nesta simples expressão o valor da boa argumentação. Não devemos vencer o diálogo deixando o outro encurralado, obrigado-o a aceitar os nossos argumentos, mas convencê-lo mostrando alternativas dentro do seu universo de ideias que coadunem com as nossas.

“Argumentar é  a arte de convencer e persuadir. Convencer é  saber gerenciar informação, é  falar à razão do outro, demonstrando, provando. Significa vencer junto com o outro e não contra o outro. Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro.”

“Convencer é construir algo no campo das idéias. Quando convencemos alguém,  este alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. Quando persuadidos alguém, este alguém realiza algo que desejamos que ela realize.”