Com leveza e um pouco romantizado Mary Del Priore descreve a vida da princesa Isabel, filha de D. Pedro II, imperador do Brasil seu casamento com Gastão, o príncipe francês D’EUR, filho do último rei da francês Felipe III. O livro mostra os mais importantes acontecimentos iniciados com a guerra do Paraguai, a abolição da escravidão, chegando até a república.
A autora, em sua visão, exibe uma princesa alheia aos fatos importantes do Brasil que aconteciam em baixo do seu nariz e esta não dava a menor importância e que foi ao desespero quando teve que ser a regente ou pelas viagens do pai ou quando este último ficou doente e impedido de exercer o reinado.
O marido, sempre na retaguarda, Gastão era rejeitado pelos brasileiros e parece que o seu melhor papel foi como ator final na guerra do Paraguai.
Na escola me ensinaram que a princesa Isabel foi a salvadora, a mãe benfeitora de todos os negros. Aquela que libertou os negros da escravidão e a esta, nós negros, devemos a nossa eterna gratidão.
A historia não foi bem assim…
Deixe um comentário