Antônio Ermírio de Moraes, este é um brasileiro que tem toda a minha admiração como pessoa, como empresário, como amante das artes. Um homem simples, de mente brilhante e espírito radiante. Homem dedicado ao trabalho e respeitado por todos. Falo no presente porque para mim ele está imortalizado em minhas memórias.
Com a sua morte em agosto de 2014 o Brasil perdeu uma das suas maiores personalidades do século XX. A última vez que o vi em aparição pública foi no programa “Aprovados” que com a simplicidade que lhe era peculiar respondeu ao apresentador Jorge Portugal quando este lhe pediu que definisse humildade: “a humildade é o último degrau da grandiosidade humana”. Achei a resposta fantasticamente simples e profundamente verdadeira.
Mais ou menos no mesmo período, comprei o livro “Somos Todos Responsáveis” escrito pelo próprio Ermírio de Moraes em que ele fala para os jovens (ele tinha um carinho especial pela juventude) sobre família, trabalho, carreira, cidadania e sonhos. As duas perguntas contidas na capa do livro: “de que tipo de juventude o Brasil precisa? De que tipo de pais a juventude precisa”, dá a tônica do livro. Sempre que outras leituras permitem, eu acesso as páginas da sua obra Somos Todos Responsáveis para mergulhar nos pensamentos do cidadão brasileiro Antônio Ermírio de Moraes.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Deixe um comentário