O juiz de Direito Marlon Reis revela em seu livro O Nobre Deputado as vísceras da política no Brasil, explicando a gênese do mau político e todas as artimanhas por ele arquitetadas para chegar e se manter no poder. É o retrato fiel da nossa vergonha nacional: a corrupção.
O autor se vale de personagens, lugares e momentos fictícios para expor a face do mau político. O caminho fácil para se chegar lá são os legítimos votos dos eleitores. Porém voto custa dinheiro, muito dinheiro, e dinheiro atrai a corrupção. Segundo o autor é o grande negócio da compra de votos que faz com que o político se arrisque até com os agiotas, gente da pesada.
“No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro.”
Para o político se eleger, precisa de dinheiro. As fontes são muitas e engenhosas, revela Reis. As emendas parlamentares, os convênios celebrados entre os governos, licitações fraudulentas e agiotagem são algumas das formas que o político se vale para meter a mão no dinheiro público naquilo que reis chama de “Assalto ao orçamento”.
O orçamento da União é a menina-dos-olhos do parlamentar. Palavras de alguns políticos entrevistados por Reis:
“Nós, deputados, temos a prerrogativa de alterar o orçamento da União. Um único parlamentar pode injetar alguns milhões de reais no orçamento e, mais que isso, designar o destino da aplicação dessa verba toda.”
Fica claro para o leitor que não há limites para a ganância e que dificilmente o parlamentar estará imune a corrupção. Até porque eles fazem os meios para escapar da justiça.
“A Lei das Licitações até que é uma lei boa, bem intencionada. O problema é que a realidade não é tão boa quanto a lei. E aí para tudo tem um jeito. Nós sempre encontramos uma solução.” Afirma o personagem fictício.
Infelizmente o prognóstico que se faz ao fim do livro é que este poço não tem fundo, pois a corrupção encontra aconchego nos braços de muita gente boa. A índole do brasileiro contribui para a fertilidade da corrupção no Brasil.
O livro O Nobre Deputado foi publicado em 2014 pela editora Leya. Marlon Reis é juiz de Direito, titular da 58° Zona Eleitoral do Maranhão. Deu sua contribuição na formulação da Lei da Ficha Limpa ao articular a coleta de assinatura. É autor de outro livro O Gigante Acordado.
Deixe um comentário