Para Joaci Góes, autor do livro As 7 Pragas do Brasil Moderno, o Brasil é assolado por 7 pragas que afundam o país e impedem o seu desenvolvimento: A educação, a saúde, a segurança, a corrupção, a impunidade, a infraestrutura e o pluripartidarismo mantém o Brasil na contramão de desenvolvimento.
O autor acredita que na realidade o Brasil tem apenas uma praga: a educação. Uma vez eliminada, seria o passo inicial para a solução de todos os problemas, dado que as nossas mazelas sociais têm origem nesta.
Segundo Joaci Góes, “A educação é o caminho mais curto entre a pobreza e a prosperidade, o atraso e o desenvolvimento, a barbárie e as sociedades fraternas e cultas a que aspiramos a pertencer.”
O livro traz indicadores que comprovam a situação do país nas 7 pragas. Sobretudo a situação da educação, cujo o sistema atual, reflete a preocupação do autor: “Neste cenário populista, tarefas de tão grande importância, como a alfabetização e os rudimentos da aritmética, são consideradas fraturas[…] Intelectuais e educadores, ideologicamente condicionados, vêm sustentando que o mal da educação reside na reprodução da estratificação desigual da sociedade imposta por capitalistas e imperialista.”
Pelo conteúdo o livro dispensa maiores apresentações. É ler, refletir e agir.
Deixe um comentário